Copyright 2018 - Ministério Ceifeiros. Tecnologia do Blogger.

O Movimento da Fé


Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, Olhando para Jesus, autor e consumador da fé [...] Hb 12.1,2

Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tg 1.2,3

Hebreus 12, verso 2 fala de Jesus como o autor e consumador da fé. É interessante notar que a fé que hoje temos, tem sua origem, seu início, em Jesus, sem Ele não seria possível sequer termos fé. Mas Além disso, Ele não é apenas o autor, Ele é o consumador, pois nossa fé encontra seu ponto maior, sua consumação em Cristo. Daí é possível perceber que ao apontarmos nossa fé para Cristo, é Ele quem a consuma, e devolve a nós criando um movimento circular, uma espécie de realimentação que gera um exercício de fortalecimento e capacita os cristãos a correrem a carreira que cada um tem proposta para si, conforme o verso 1.

Ao pensar sobre a fé, Tiago em seu primeiro capítulo, nos versos 2 e 3, fala sobre a necessidade de ter ânimo a fim de vencer tentações, baseados na fé. Esta também é uma referência da fé como dinâmica uma vez que ela encontra-se em movimento, e ao ser provada, produzirá paciência. Mas é preciso lembrar que ela não é provada por simples problemas, ela é provada quando sobrevêm grandes tentações. A palavra usada pelo autor para “cairdes”, tem um significado mais abrangente quando pensamos no seu original, significa cair no meio de, estar rodeado. Há momentos em nossas vidas que tantos são os problemas que pensamos estar rodeados de modo que até mesmo uma ação divina teria dificuldade em nos alcançar. Mas é justamente nestes momentos que estamos sendo exercitados quanto ao que cremos, e assim, podemos alcançar um renovado entendimento sobre os momentos difíceis de nossa caminhada.

Todas as vezes que nos encontrarmos rodeados de tentações, pensando estamos esquecidos por Jesus, devemos estar certos que somos provados em nossa fé, exercitados para uma fé robustecida em Nele, que produzirá em nós paciência e o entendimento que podemos passar com gozo por nossas tribulações.

Que o Senhor fortaleça nossa fé para prosseguirmos firmes em nossa caminhada.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial