1.
DEFINIÇÕES
O QUE É
LOUVOR?
Louvar - (elogiar, gabar,
exaltar, enaltecer, glorificar, aprovar, aplaudir, bendizer).
No Antigo Testamento encontramos as seguintes palavras: Barak (abençoar, ajoelhar,louvar). Heb.
Yadah,(Dar
graças, agradecer, confessar, lançar ao chão) associada às ações e gestos
corporais que acompanham o louvor; e zemar
(cantar, cantar louvor, fazer música) é associada com a música tocada ou
cantada “halal” aparece 160 vezes no
Antigo Testamento e é a raiz de “Haleluiah”.
A forma
reduzida de YAHWEH é YAH (“aquele que faz as coisas serem”) Ed.
3:10 – 11; II Sm 6. Esta palavra ligada ao verbo hebraico HILEL, significa
LOUVAR que no PI‟EL, uma construção que indica o intensivo, que na 2°
pessoa do plural do imperativo é HALELU que juntando ao YAH, fica HALELUYAH e
pode ser traduzido por “LOUVADO SEJA YAH”, portanto LOUVAI AO SENHOR ou ainda
LOUVAI A YAHWEH.
No Novo Testamento encontramos as palavras Eulogien - elogiar, bendizer, celebrar com louvores, pedir a
benção e a palavra Eucharistein,
expressão de gratidão num relacionamento íntimo entre o que louva e aquele
que é louvado.
De acordo
com a Bíblia, o louvor está associado
com a idéia de agradecimento, elogio, valorização, glorificação, exaltação, por
aquilo que Deus faz (fez, fará) em nossa vida ou na dos outros. (Sl.
145:4; Sl. 147:12-13; Is. 25:1; Lc. 19:37), ou seja, nós louvamos a Deus por
Suas obras, bênçãos, curas, livramentos, perdão, graça, amor, misericórdia,
cuidado, etc.
O louvor está sempre associado a uma ação de Deus. Deus age (agiu,
agirá) e seu povo o louva (agradece, exalta, elogia, etc.). Contudo, o motivo
principal do louvor é a Salvação em Cristo.
O QUE É
ADORAÇÃO?
Adorar – lit.
“Prostrar-se” Heb. Shachah (reverenciar,
venerar, amar extremosamente, idolatrar, ter grande predileção a, cultuar,
curvar-se, cair com o rosto em terra, render-se). Aparece 170 vezes no Antigo
Testamento – denota prostrar-se diante de autoridades, mostrando significado
cultural (Davi X Saul, I Sm 24.8 - Rute X Boaz, Rt 2.10 - José X feixes, Gn 37.7) É usado como forma
comum de se chegar diante de Deus em adoração (Jr. 7:2).
Gr. “Proskuneo”. Pros (na direção de) + Kuneo
(beijar)
Gn 22:5; 24:26, 48; Ex 4:31, 12:27, 34:8; Js 5:14; 2 Cr
29: 29 - 30; Ne 8:6; Jô 1:20; Sl 95:6, 132:7; Mt 2:2, 11; Mc 15:19; Jô
4:22 - 24; Fp 3:3; Ap 5:14, 7:11, 11:16, 14:7, 15:4, 19:4, 10, 22:8 - 9.
Metanoia - Gr. Meta - (Além, depois) + Noéu - (Mudança de Mente, Compreender, Reflexão
Posterior) esta é uma expressão grega usada para Arrepender, voltar atrás,
dar meia volta, pender para traz.
Idolatrar - Gr. Eidolom - (Ídolo, Imagem, Ícone) +
Latreia - (Serviço, Adorar, cultuar). Idolatria
é Serviço a um Ídolo (zoolatria, antropolatria, egolatria). O nosso Deus
reivindica a totalidade do serviço (latreia) dos seres a quem ele dá vida. A rebelião
do pecado humano, enquadra-se nesta realidade: o homem serve e adora aquilo que
não é DEUS e nem Criador. Mt. 4:10, Jo 4:22.
Theosebes - Gr.
Theo - (Deus, Divindade) + Sebein - (Reverência,
Temor, Respeito), reverenciar
a Deus com temor. Não é simplesmente “ter medo” mas uma reverente admiração com
desejo de aproximar-se. Não é um medo que me afasta ou faz fugir, mas sim aquele que anseia por chegar mais perto e
tocar a Deus pela fé.
Leitourgia - Gr. Láos - (Povo) + Érgon - (Trabalho,
Esforço), serviço do povo, cultuar. A
palavra liturgia é composta de dois elementos: leitos, que quer dizer público,
e érgein, que significa fazer. Juntando estes dois elementos pelo radical e
acrescentando-lhes o sufixo formador de substantivos, tem-se leit-o-erg-ia ou leitourgia. O primeiro elemento leitos é derivado da palavra léos,
forma dialetal de láos, que significa povo. O segundo elemento da palavra é um
verbo desusado, mas sobrevivente no futuro érxoi e no substantivo érgon, que
quer dizer trabalho. Do substantivo liturgia tirou-se o concreto litourgos ou liturgos - funcionário
público, - e o verbo litourgein, - exercer função pública. De
láos, - povo, - origina-se laico, laical, leigo. Portanto, liturgia, liturgo, litúrgico,
laico, leigo, laical pertencem a uma mesma família de palavras, pois todos
procedem da raiz láos ou léos, povo.
A
obtenção de fundos para os carentes da igreja de Jerusalém, é chamada de
Serviço Ministerial (leitourgia) II Co 9:12,13. Os cristãos, quando servem aos
irmãos, motivados pelo amor a Deus, exercem a (LEITOURGIA) At. 13:02, E
servindo (leitourgeo) eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo:
Separai-me agora, Barnabé e Saulo, para a obra a que os tenho chamado. Quem serve a Deus serve a igreja e
vice-versa.
Culto Racional - Gr. Logikem - (Razão,Entendimento)
+ Latreia - (Cultuar,Adorar). Devemos
ofertar a Deus toda nossa potencialidade, capacidade, inteligência, energia, experiência
e devoção a aquele que é dono de todas as coisas no céu e na terra.
Theóphoros
- Gr. Theo - (Deus) + Phoros - (sustentado ou morada), literalmente significa,
sustentado por Deus, os cristãos primitivos faziam uso desta expressão para
descreverem a morada que cristo neles faziam mediante o Espírito Santo.
A palavra adoração assim como outras palavras admiráveis como, graça e
amor podem ser mais facilmente experimentadas do que descritas. Passeando pela
Bíblia vemos que a adoração está associada com a idéia de culto (resposta),
reverência, veneração, por aquilo que Deus é (Santo, Justo, Amoroso, Soberano,
Misericordioso, Imutável, etc.). (Sl. 96:9; Ap. 4:8-11; Ap. 7:11-12; Ap.
11:16-17), ou seja, independente do que Deus faz, fez ou fará, nós o cultuamos (o
adoramos), pela sua pessoa (sua natureza e caráter), por aquilo que ele é.
A
adoração é melhor representada pela comunhão pessoal que temos com Deus, pois é
através do nosso relacionamento com ele, é que conhecemos melhor a Sua pessoa.
A adoração também pode ser descrita como toda e qualquer reação que temos para
com Deus. Essa reação, por sua vez, também se encontra intimamente ligada ao
conhecimento (revelação) que temos da pessoa de Deus.
Obs:Tanto o louvor quanto a adoração, devem estar presente em tudo o que
fizermos.
Eles devem ser manifestados no falar, pensar, vestir, trabalhar,
estudar, orar, cantar, etc. Porém, nos cultos da igreja atual, uma das formas
de expressar o louvor e adoração é por meio de música (cânticos e hinos).
Razões
pelas quais devemos louvar a Deus:
1 - Acima de tudo, porque SÓ ELE
É DIGNO E MERECEDOR! (Sl 96:4 a 6; Ap 4:11).
2 - Porque somos ordenados a
fazê-lo (Sl 148:1).
3 - Porque Deus habita no meio
dos louvores (Sl 22:3).
4 - Há poder no louvor (Sl
149:6).
5 - Porque é bom louvar a Deus
(Sl 92:1; Sl 135:3).
6 - Porque fomos criados para
isso (Is 43:21; Ef. 1:6; Ap. 5:8 a 11).
7 - O louvor é o único ministério
que não tem fim é eterno (Ap.5:8-11).
Veja um
Paralelo entre LOUVOR e ADORAÇÃO:
LOUVOR: Motivado na alma por um
impulso de receber do Senhor
ADORAÇÃO: Motivado no espírito
por um impulso de dar ao Senhor
LOUVOR: Pode ser comunitário
ADORAÇÃO: É individual
LOUVOR: Brota das emoções
ADORAÇÃO: Brota da devoção
LOUVOR: Pelos feitos de Deus
ADORAÇÃO: Pelo que Deus É
LOUVOR: Pelos presentes de Deus
ADORAÇÃO: Pela presença de Deus
LOUVOR: É uma expressão de vida
ADORAÇÃO: É um estilo de vida
LOUVOR: É circunstancial
ADORAÇÃO: É incondicional
LOUVOR: Aprecia os feitos de Deus
ADORAÇÃO: Vive para Deus
LOUVOR: Pode ser distante
ADORAÇÃO: Só ocorre na presença
ALGUMAS DEFINIÇÕES DE ADORAÇÃO
A verdadeira adoração é aquele
exercício do espírito humano que nos confronta com os mistérios e as maravilhas
de Deus, em cuja presença a mais apropriada e salutar reação é o amor expresso
na adoração.
Ralph P. Martin
Adoração é um encontro pessoal
com Deus no qual glorificamos, magnificamos e cantamos ao Senhor por sua pessoa
e seus atos (...). Adoramos a Deus simplesmente porque ele é Deus.
Robert E. Webber
A adoração cristã é a alegre
resposta dos cristãos ao amor santo e redentor de Deus, revelado a nós por meio
de Jesus Cristo.
Horton Davies
Adorar é... avivar a consciência
através da santidade de Deus, alimentar a mente com a verdade de Deus,
purificar a imaginação com a beleza de Deus, abrir o coração ao amor de Deus,
render a vontade aos propósitos de Deus.
William Temple
Essas
definições revelam um pouco da majestade e da maravilha da adoração cristã,
porém, nenhuma delas chega perto de esgotar seu significado.
2. BREVE
HISTÓRICO DA MÚSICA NA BÍBLIA
2.1 –
ANTIGO TESTAMENTO
“O nome do seu irmão era Jubal;
este foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta” (Gn 4:21).
A música sempre teve um papel importante na
adoração a Deus e por isso muitos comentaristas bíblicos consideram que a
música foi "Criada" por Deus nos céus. Há muito tempo atrás, no início da Criação: “as estrelas da alva
juntas alegremente cantavam, e todos
os filhos de Deus rejubilavam.”(Jó 38:7)
Lúcifer
tinha a ver com o louvor e a adoração a Jesus. Era Lúcifer quem guardava a
presença santa de Jesus, em Ezequiel 28:14 diz: Tu eras querubim da guarda
ungido,e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus,no brilho das pedras
afogueadas andavas. Querubins são seres descritos na Bíblia como criaturas
cheias de poder e majestade,que cercam o trono de Deus. A palavra fogo ou
afogueadas em hebraico quer dizer fogo sobrenatural, altar, o que permanece
aceso.
Lúcifer - No latim - Lux ou Lúcis (luz) e Ferre
(fazer, produzir, portar, carregar) "o portador da luz" ou "o portador do archote" ou seja, de
acordo com a origem, seu significado é "aquele que carrega a luz". No
hebraico é Heilel Ben – Shachar, os judeus
o chamam de Heilel Ben – Shachar, onde heilel significa Vênus e ben - shachar
significa " o luminoso, filho da
manhã". Ap. 22:16, IIPed.1:19 em grego na Septuaginta, (Heósphoros)
representa a estrela da manhã (a estrela matutina), a estrela D'Alva, o planeta
Vênus, que foi o nome dado ao anjo antes de cair,pois ele era da ordem dos
Querubins (ligados a adoração de Deus). Nos dias de hoje, depois de sua
rebelião e queda, o chamam de Diabo que no grego é Diabolós (falso, caluniador, acusador, aquele que separa) literalmente
significa, Lançar Através. Portanto quer dizer Crivar alguém com acusações,
(Zc.3:1;Apc.12:10). Satanás ou Satã (cuja origem é o hebraico Shai'tan, que
significa adversário). Demônio - No grego Daimónion, esta palavra era empregada
nos escritos gregos pagãos para referir-se a uma raça inferior de seres
divinos, inferiores aos deuses gregos,
porém mais poderosos que os homens. A bíblia usa esse termo aludindo aos
espíritos malignos que são servos do diabo. São os principados (arché) e
potestades (exousia), princípes do mundo destas trevas (kosmokrator), hostes
espirituais do mal (skotos) Ef.6:12.Portanto Lúcifer perdeu sua posição de
estar ou ser de luz,e agora é todas as formas de manifestações e expressões do
mal, no mundo de trevas.
Baseando-se
em Gênesis 4.21 onde está escrito que Jubal filho de Lamec era o "pai de
todos os que tocam harpa e flauta, Jubal foi o primeiro homem citado na Bíblia
como músico e a outra referência mais antiga é a de Gn.31:27, onde Labão,
sobrinho de Abraão, queixa-se de Jacó por não o haver prevenido de sua partida,
para que fosse comemorada com cânticos e músicas.
Um
detalhe importante é que Jubal tinha um irmão chamado Jabal, o qual foi o
"pai dos que habitam em tendas e criam gados" (Gn 4.20), ou seja, os
pastores. Tal fato, leva-nos à reflexão de que pode existir uma relação muito
próxima
entre os
que são "pastores de ovelhas" e os que são músicos.
A música
hebraica era predominantemente vocal. Havia bem poucos instrumentos nos
primeiros dias de sua história. A voz humana era o instrumento mais acessível e
popular com o qual a música podia ser feita.
No
momento em que Moisés e Arão foram falar com Faraó, disseram: "Assim diz o
Senhor Deus de Israel: deixa ir o meu povo para que me celebre uma festa no
deserto" (Ex 5.1). Neste sentido, Moisés foi também um "mestre de
louvor", pois "dirigiu" o povo de Deus a um lugar específico
para servi-Lo (celebrar-Lhe uma festa, oferecer-Lhe sacrifícios e adorá-Lo).
Ao
estudarmos a vida e a liderança de Moisés, vemos que, se ele não sabia tudo
sobre música, mas tinha um bom conhecimento dela, pois, em um dia, compôs um
cântico e o ensinou integralmente ao povo de Israel (Dt 31.19-22). Além do
mais, Moisés foi criado no palácio de Faraó, e um dos costumes nas casas dos
reis naquela época era ensinar a música aos filhos desde a mais tenra idade.
Deus queria que Moisés tirasse o Seu povo do Egito para que, uma vez livres da
escravidão e da opressão, tivessem a oportunidade de servi-Lo, ou seja,
"adorá-Lo, trabalhar para Ele e render-Lhe culto" (Ex 3.12).
A
adoração com cânticos é primeiramente mencionada em Êxodo 15:1-21. Moisés e os
filhos de Israel cantaram ao Senhor, Miriã e todas as mulheres, com pandeiros e
danças, responderam ao cântico de Moisés.
A
escavação do poço em Beer foi celebrada com cânticos (Nm 21:17,18).
Débora e
Baraque celebraram sua vitória com cânticos (Jz 5:1-31).
As
mulheres de Israel celebraram a vitória de Davi sobre Golias com cânticos (1 Sm
18:6,7).
Quatro
mil levitas louvaram ao Senhor com instrumentos quando Salomão foi levantado
como rei sobre Israel. “E os filhos de Israel... celebraram a festa dos pães
asmos sete dias com grande alegria: e os
levitas e os sacerdotes louvaram ao Senhor de dia em dia, com instrumentos fortemente retinintes ao Senhor.” (2 Cr 30:21).
Davi traz
a Arca da Casa de Obede-Edom
“E disse
Davi aos príncipes dos levitas que constituíssem a seus irmãos, os cantores,
com instrumentos musicais, com alaúdes, harpas e címbalos, para que se fizessem
ouvir, levantando a voz com alegria” (1 Cr 15:16).
Tabernáculo
de Davi – Quando Salomão termina toda a obra - 2 Crônicas 5:12, 14.
“E quando
todos os levitas que eram cantores, isto é, Asafe, Hemã, Jedutum e os filhos e
irmão deles, vestidos de linho fino, estavam de pé, para o oriente do altar,
com címbalos, alaúdes e harpas, e com eles até cento e vinte sacerdotes, que
trocavam trombetas; e quando em uníssono, a um tempo, tocaram as trombetas e
cantaram para se fazerem ouvir, para louvarem ao Senhor e render-lhe graças; e
quando levantaram eles a voz com trombetas, címbalos e outros instrumentos
músicos para louvarem o Senhor. Porque Ele é bom, porque a sua misericórdia
dura para sempre, então sucedeu que a casa, a saber, a Casa do Senhor, se
encheu de uma nuvem; de maneira que os sacerdotes não podiam estar ali para
ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do Senhor encheu a casa de
Deus”.
É óbvio
que a música e os cânticos são uma parte vital do louvor e da adoração a Deus.
Isto é
retratado em toda a Bíblia de Gênesis a Apocalipse. Hoje em dia ainda é assim.
São uma expressão vital, gloriosa e positiva de louvor a Deus.
Passagens Bíblicas que mostram que as mulheres
também faziam parte do ministério musical levita
II Sm19:35,II
Cr 35:25, Ed 2:65, Ne 7:67 e Ecl 2:8.
2.2 – NOVO TESTAMENTO
No Novo
testamento, com a Nova Aliança, encontramos uma ruptura com os padrões
anteriores. A adoração passou a ser sincronizada com o sentido espiritual do
homem, vejamos: o templo passou a ser espiritual; (I Co:3:16; Ef 2:19-22);
oração dos salvos em lugar de incenso (Ap.5:8); a música faz a melodia no
coração (Ef: 5:19); o sacerdócio universal dos salvos (Hb.13:15; I Pe.2:5,9).
“Magnificat” é a designação que a tradição cristã atribuiu ao cântico ou salmo que a
mãe de Jesus, Maria, entoou quando na gravidez do Salvador. O termo “Magnificat”
vem do latim e, como tal, aparece na Vulgata Latina (tradução da
Bíblia para o “latim”). Significa, ao pé da letra: “Engrandece” - “Disse
então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor..” (Lc. 1:46), mas pode ser
entendido também como uma expressão de louvor, júbilo, alegria.
“Benedictus” é igualmente um hino. Este, porém, está baseado no cântico de Zacarias.
Ao pé da letra, quer dizer: “Bendito” ou
“louvado seja”: “Bendito o Senhor Deus de Israel, porque visitou e remiu o
seu povo...” (Lc. 1:68).
Além
desses dois termos, existem ainda:
“Nunc Dimittis”: “agora despedes” (Lc. 2:28-32)
“Glória in Excelsis”: “glória nas
alturas” (Lc. 2:14)
Música e
dança eram comuns nas festas (Lucas 15:25)
Jesus e
seus discípulos cantaram um hino na última ceia (Mt.26:30;Mc.14:26), chamado halel
de pessach ou hino da páscoa (Sl.113 ao 118).
Jesus na
cruz orou um Salmo (22:1) pedindo consolo (Mt.27:46)
Paulo e
Silas encarcerados na cidade de Filipos (At.16:25)
Paulo
recomenda os crentes de Éfeso e Colosso a cultuarem a Deus com hinos, Salmos e
cânticos espirituais (Cl.3:16;Ef.5:19)
2.2.1 – ADORAÇÃO EM COMUNIDADE
O Novo
testamento enfatiza a adoração em comunidade. Em Efésios 5:19 e Colossenses
3:16 a igreja primitiva é instruída a cantar salmos hinos e cânticos
espirituais.
Segundo o
autor Leland Ryken, “a música no Novo Testamento não é mais
sacerdotal ou profissional. Ela é solidariamente social, congregacional e
amadora. A obra do ministério não era mais feita por alguns profissionais em
tempo integral”.
2.2.2 – O QUE NOS SOMOS?
Nós somos Levitas?- Razões para não sermos chamados
Levitas.
1) Nem
todos os levitas eram músicos.
2) O
levita tinha um papel de mediador, assumido por Cristo.
3) Jesus
não é representante do sacerdócio levítico – descendente de Judá.
- O autor
de Hebreus ensina que Jesus é sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque
(Hb 5.10).
4)
Fazemos parte da Nova Aliança.
- O autor de Hebreus vai mais além e diz que o
sacerdócio da ordem de Arão foi revogado. Diante da superioridade de um
sacerdote que é eterno (Hb 7.24).
5) Em
Cristo, todos somos sacerdotes
- Todos os crentes são chamados a adorar e oferecer
sacrifícios (Rm 12.1)
- Ap 1:6 – “...e nos constituiu reino e sacerdotes
para servir a Deus, seu Pai; a Ele, portanto, sejam glória e domínio pelos
séculos dos séculos.”
Hoje
vivemos na nova Aliança em Cristo, então, somos todos sacerdotes, então, a
nomenclatura levita se referindo aos que tocam, é no mínimo incoerente. Podemos
ser chamados de músicos, ministros, servos...
Referência Bibliográfica
NOGUEIRA,
Sandro. Adoração e Louvor. Disponível em http://www.docfoc.com/louvor-e-adoracaopdf. Consultado em 30/06/16.