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Adoração e Louvor


1. DEFINIÇÕES

O QUE É LOUVOR?

Louvar - (elogiar, gabar, exaltar, enaltecer, glorificar, aprovar, aplaudir, bendizer).  

No Antigo Testamento encontramos as seguintes palavras: Barak (abençoar, ajoelhar,louvar). Heb. Yadah,(Dar graças, agradecer, confessar, lançar ao chão) associada às ações e gestos corporais que acompanham o louvor; e zemar (cantar, cantar louvor, fazer música) é associada com a música tocada ou cantada “halal” aparece 160 vezes no Antigo Testamento e é a raiz de “Haleluiah”.

A forma reduzida de YAHWEH é YAH (“aquele que faz as coisas serem”) Ed. 3:10 – 11; II Sm 6. Esta palavra ligada ao verbo hebraico HILEL, significa LOUVAR que no PI‟EL, uma construção que indica o intensivo, que na 2° pessoa do plural do imperativo é HALELU que juntando ao YAH, fica HALELUYAH e pode ser traduzido por “LOUVADO SEJA YAH”, portanto LOUVAI AO SENHOR ou ainda LOUVAI A YAHWEH.

No Novo Testamento encontramos as palavras Eulogien - elogiar, bendizer, celebrar com louvores, pedir a benção e a palavra Eucharistein, expressão de gratidão num relacionamento íntimo entre o que louva e aquele que é louvado.

De acordo com a Bíblia, o louvor está associado com a idéia de agradecimento, elogio, valorização, glorificação, exaltação, por aquilo que Deus faz (fez, fará) em nossa vida ou na dos outros. (Sl. 145:4; Sl. 147:12-13; Is. 25:1; Lc. 19:37), ou seja, nós louvamos a Deus por Suas obras, bênçãos, curas, livramentos, perdão, graça, amor, misericórdia, cuidado, etc.

O louvor está sempre associado a uma ação de Deus. Deus age (agiu, agirá) e seu povo o louva (agradece, exalta, elogia, etc.). Contudo, o motivo principal do louvor é a Salvação em Cristo.

O QUE É ADORAÇÃO?

Adorar – lit. “Prostrar-se” Heb. Shachah (reverenciar, venerar, amar extremosamente, idolatrar, ter grande predileção a, cultuar, curvar-se, cair com o rosto em terra, render-se). Aparece 170 vezes no Antigo Testamento – denota prostrar-se diante de autoridades, mostrando significado cultural (Davi X Saul, I Sm 24.8 - Rute X Boaz, Rt 2.10 -  José X feixes, Gn 37.7) É usado como forma comum de se chegar diante de Deus em adoração (Jr. 7:2).

Gr. “Proskuneo”. Pros (na direção de) + Kuneo (beijar)
Gn 22:5; 24:26, 48; Ex 4:31, 12:27, 34:8; Js 5:14; 2 Cr 29: 29 - 30; Ne 8:6; Jô 1:20; Sl 95:6, 132:7; Mt 2:2, 11; Mc 15:19; Jô 4:22 - 24; Fp 3:3; Ap 5:14, 7:11, 11:16, 14:7, 15:4, 19:4, 10, 22:8 - 9.

Metanoia - Gr. Meta  - (Além, depois) + Noéu - (Mudança de Mente, Compreender, Reflexão Posterior) esta é uma expressão grega usada para Arrepender, voltar atrás, dar meia volta, pender para traz.

Idolatrar - Gr. Eidolom - (Ídolo, Imagem, Ícone) + Latreia - (Serviço, Adorar, cultuar). Idolatria é Serviço a um Ídolo (zoolatria, antropolatria, egolatria). O nosso Deus reivindica a totalidade do serviço (latreia) dos seres a quem ele dá vida. A rebelião do pecado humano, enquadra-se nesta realidade: o homem serve e adora aquilo que não é DEUS e nem Criador. Mt. 4:10, Jo 4:22.

Theosebes  - Gr. Theo  - (Deus, Divindade) + Sebein - (Reverência, Temor, Respeito), reverenciar a Deus com temor. Não é simplesmente “ter medo” mas uma reverente admiração com desejo de aproximar-se. Não é um medo que me afasta ou faz fugir, mas  sim aquele que anseia por chegar mais perto e tocar a Deus pela fé.

Leitourgia - Gr. Láos - (Povo) + Érgon - (Trabalho, Esforço), serviço do povo, cultuar. A palavra liturgia é composta de dois elementos: leitos, que quer dizer público, e érgein, que significa fazer. Juntando estes dois elementos pelo radical e acrescentando-lhes o sufixo formador de substantivos, tem-se leit-o-erg-ia ou leitourgia. O primeiro elemento leitos é derivado da palavra léos, forma dialetal de láos, que significa povo. O segundo elemento da palavra é um verbo desusado, mas sobrevivente no futuro érxoi e no substantivo érgon, que quer dizer trabalho. Do substantivo liturgia tirou-se o concreto litourgos ou liturgos - funcionário público, - e o verbo litourgein, - exercer função pública. De láos, - povo, - origina-se laico, laical, leigo. Portanto, liturgia, liturgo, litúrgico, laico, leigo, laical pertencem a uma mesma família de palavras, pois todos procedem da raiz láos ou léos, povo.

A obtenção de fundos para os carentes da igreja de Jerusalém, é chamada de Serviço Ministerial (leitourgia) II Co 9:12,13. Os cristãos, quando servem aos irmãos, motivados pelo amor a Deus, exercem a (LEITOURGIA) At. 13:02, E servindo (leitourgeo) eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me agora, Barnabé e Saulo, para a obra a que os tenho chamado. Quem serve a Deus serve a igreja e vice-versa.

Culto Racional - Gr. Logikem - (Razão,Entendimento) + Latreia - (Cultuar,Adorar). Devemos ofertar a Deus toda nossa potencialidade, capacidade, inteligência, energia, experiência e devoção a aquele que é dono de todas as coisas no céu e na terra.

Theóphoros - Gr. Theo - (Deus) + Phoros - (sustentado ou morada), literalmente significa, sustentado por Deus, os cristãos primitivos faziam uso desta expressão para descreverem a morada que cristo neles faziam mediante o Espírito Santo.




A palavra adoração assim como outras palavras admiráveis como, graça e amor podem ser mais facilmente experimentadas do que descritas. Passeando pela Bíblia vemos que a adoração está associada com a idéia de culto (resposta), reverência, veneração, por aquilo que Deus é (Santo, Justo, Amoroso, Soberano, Misericordioso, Imutável, etc.). (Sl. 96:9; Ap. 4:8-11; Ap. 7:11-12; Ap. 11:16-17), ou seja, independente do que Deus faz, fez ou fará, nós o cultuamos (o adoramos), pela sua pessoa (sua natureza e caráter), por aquilo que ele é.

A adoração é melhor representada pela comunhão pessoal que temos com Deus, pois é através do nosso relacionamento com ele, é que conhecemos melhor a Sua pessoa. A adoração também pode ser descrita como toda e qualquer reação que temos para com Deus. Essa reação, por sua vez, também se encontra intimamente ligada ao conhecimento (revelação) que temos da pessoa de Deus.


Obs:Tanto o louvor quanto a adoração, devem estar presente em tudo o que fizermos.
Eles devem ser manifestados no falar, pensar, vestir, trabalhar, estudar, orar, cantar, etc. Porém, nos cultos da igreja atual, uma das formas de expressar o louvor e adoração é por meio de música (cânticos e hinos).


Razões pelas quais devemos louvar a Deus:

1 - Acima de tudo, porque SÓ ELE É DIGNO E MERECEDOR! (Sl 96:4 a 6; Ap 4:11).
2 - Porque somos ordenados a fazê-lo (Sl 148:1).
3 - Porque Deus habita no meio dos louvores (Sl 22:3).
4 - Há poder no louvor (Sl 149:6).
5 - Porque é bom louvar a Deus (Sl 92:1; Sl 135:3).
6 - Porque fomos criados para isso (Is 43:21; Ef. 1:6; Ap. 5:8 a 11).
7 - O louvor é o único ministério que não tem fim é eterno (Ap.5:8-11).


Veja um Paralelo entre LOUVOR e ADORAÇÃO:

LOUVOR: Motivado na alma por um impulso de receber do Senhor
ADORAÇÃO: Motivado no espírito por um impulso de dar ao Senhor

LOUVOR: Pode ser comunitário
ADORAÇÃO: É individual

LOUVOR: Brota das emoções
ADORAÇÃO: Brota da devoção

LOUVOR: Pelos feitos de Deus
ADORAÇÃO: Pelo que Deus É

LOUVOR: Pelos presentes de Deus
ADORAÇÃO: Pela presença de Deus

LOUVOR: É uma expressão de vida
ADORAÇÃO: É um estilo de vida

LOUVOR: É circunstancial
ADORAÇÃO: É incondicional

LOUVOR: Aprecia os feitos de Deus
ADORAÇÃO: Vive para Deus

LOUVOR: Pode ser distante
ADORAÇÃO: Só ocorre na presença


ALGUMAS DEFINIÇÕES DE ADORAÇÃO

A verdadeira adoração é aquele exercício do espírito humano que nos confronta com os mistérios e as maravilhas de Deus, em cuja presença a mais apropriada e salutar reação é o amor expresso na adoração.
Ralph P. Martin

Adoração é um encontro pessoal com Deus no qual glorificamos, magnificamos e cantamos ao Senhor por sua pessoa e seus atos (...). Adoramos a Deus simplesmente porque ele é Deus.
Robert E. Webber

A adoração cristã é a alegre resposta dos cristãos ao amor santo e redentor de Deus, revelado a nós por meio de Jesus Cristo.
Horton Davies

Adorar é... avivar a consciência através da santidade de Deus, alimentar a mente com a verdade de Deus, purificar a imaginação com a beleza de Deus, abrir o coração ao amor de Deus, render a vontade aos propósitos de Deus.
William Temple

Essas definições revelam um pouco da majestade e da maravilha da adoração cristã, porém, nenhuma delas chega perto de esgotar seu significado.


2. BREVE HISTÓRICO DA MÚSICA NA BÍBLIA

2.1 – ANTIGO TESTAMENTO

“O nome do seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta” (Gn 4:21).

A música sempre teve um papel importante na adoração a Deus e por isso muitos comentaristas bíblicos consideram que a música foi "Criada" por Deus nos céus. Há muito tempo atrás, no início da Criação: “as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus rejubilavam.”(Jó 38:7)

Lúcifer tinha a ver com o louvor e a adoração a Jesus. Era Lúcifer quem guardava a presença santa de Jesus, em Ezequiel 28:14 diz: Tu eras querubim da guarda ungido,e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus,no brilho das pedras afogueadas andavas. Querubins são seres descritos na Bíblia como criaturas cheias de poder e majestade,que cercam o trono de Deus. A palavra fogo ou afogueadas em hebraico quer dizer fogo sobrenatural, altar, o que permanece aceso.

Lúcifer - No latim - Lux ou Lúcis (luz) e Ferre (fazer, produzir, portar, carregar) "o portador da luz" ou "o portador do archote" ou seja, de acordo com a origem, seu significado é "aquele que carrega a luz". No hebraico é Heilel Ben – Shachar, os judeus o chamam de Heilel Ben – Shachar, onde heilel significa Vênus e ben - shachar significa " o  luminoso, filho da manhã". Ap. 22:16, IIPed.1:19 em grego na Septuaginta, (Heósphoros) representa a estrela da manhã (a estrela matutina), a estrela D'Alva, o planeta Vênus, que foi o nome dado ao anjo antes de cair,pois ele era da ordem dos Querubins (ligados a adoração de Deus). Nos dias de hoje, depois de sua rebelião e queda, o chamam de Diabo que no grego é Diabolós (falso, caluniador, acusador, aquele que separa) literalmente significa, Lançar Através. Portanto quer dizer Crivar alguém com acusações, (Zc.3:1;Apc.12:10). Satanás ou Satã (cuja origem é o hebraico Shai'tan, que significa adversário). Demônio - No grego Daimónion, esta palavra era empregada nos escritos gregos pagãos para referir-se a uma raça inferior de seres divinos, inferiores aos  deuses gregos, porém mais poderosos que os homens. A bíblia usa esse termo aludindo aos espíritos malignos que são servos do diabo. São os principados (arché) e potestades (exousia), princípes do mundo destas trevas (kosmokrator), hostes espirituais do mal (skotos) Ef.6:12.Portanto Lúcifer perdeu sua posição de estar ou ser de luz,e agora é todas as formas de manifestações e expressões do mal, no mundo de trevas.

Baseando-se em Gênesis 4.21 onde está escrito que Jubal filho de Lamec era o "pai de todos os que tocam harpa e flauta, Jubal foi o primeiro homem citado na Bíblia como músico e a outra referência mais antiga é a de Gn.31:27, onde Labão, sobrinho de Abraão, queixa-se de Jacó por não o haver prevenido de sua partida, para que fosse comemorada com cânticos e músicas.

Um detalhe importante é que Jubal tinha um irmão chamado Jabal, o qual foi o "pai dos que habitam em tendas e criam gados" (Gn 4.20), ou seja, os pastores. Tal fato, leva-nos à reflexão de que pode existir uma relação muito próxima
entre os que são "pastores de ovelhas" e os que são músicos.

A música hebraica era predominantemente vocal. Havia bem poucos instrumentos nos primeiros dias de sua história. A voz humana era o instrumento mais acessível e popular com o qual a música podia ser feita.

No momento em que Moisés e Arão foram falar com Faraó, disseram: "Assim diz o Senhor Deus de Israel: deixa ir o meu povo para que me celebre uma festa no deserto" (Ex 5.1). Neste sentido, Moisés foi também um "mestre de louvor", pois "dirigiu" o povo de Deus a um lugar específico para servi-Lo (celebrar-Lhe uma festa, oferecer-Lhe sacrifícios e adorá-Lo).

Ao estudarmos a vida e a liderança de Moisés, vemos que, se ele não sabia tudo sobre música, mas tinha um bom conhecimento dela, pois, em um dia, compôs um cântico e o ensinou integralmente ao povo de Israel (Dt 31.19-22). Além do mais, Moisés foi criado no palácio de Faraó, e um dos costumes nas casas dos reis naquela época era ensinar a música aos filhos desde a mais tenra idade. Deus queria que Moisés tirasse o Seu povo do Egito para que, uma vez livres da escravidão e da opressão, tivessem a oportunidade de servi-Lo, ou seja, "adorá-Lo, trabalhar para Ele e render-Lhe culto" (Ex 3.12).

A adoração com cânticos é primeiramente mencionada em Êxodo 15:1-21. Moisés e os filhos de Israel cantaram ao Senhor, Miriã e todas as mulheres, com pandeiros e danças, responderam ao cântico de Moisés.

A escavação do poço em Beer foi celebrada com cânticos (Nm 21:17,18).

Débora e Baraque celebraram sua vitória com cânticos (Jz 5:1-31).

As mulheres de Israel celebraram a vitória de Davi sobre Golias com cânticos (1 Sm 18:6,7).

Quatro mil levitas louvaram ao Senhor com instrumentos quando Salomão foi levantado como rei sobre Israel. “E os filhos de Israel... celebraram a festa dos pães asmos sete dias com grande alegria: e  os levitas e os sacerdotes louvaram ao Senhor de dia em dia, com instrumentos fortemente retinintes ao Senhor.” (2 Cr 30:21).

Davi traz a Arca da Casa de Obede-Edom
“E disse Davi aos príncipes dos levitas que constituíssem a seus irmãos, os cantores, com instrumentos musicais, com alaúdes, harpas e címbalos, para que se fizessem ouvir, levantando a voz com alegria” (1 Cr 15:16).


Tabernáculo de Davi – Quando Salomão termina toda a obra - 2 Crônicas 5:12, 14.
“E quando todos os levitas que eram cantores, isto é, Asafe, Hemã, Jedutum e os filhos e irmão deles, vestidos de linho fino, estavam de pé, para o oriente do altar, com címbalos, alaúdes e harpas, e com eles até cento e vinte sacerdotes, que trocavam trombetas; e quando em uníssono, a um tempo, tocaram as trombetas e cantaram para se fazerem ouvir, para louvarem ao Senhor e render-lhe graças; e quando levantaram eles a voz com trombetas, címbalos e outros instrumentos músicos para louvarem o Senhor. Porque Ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre, então sucedeu que a casa, a saber, a Casa do Senhor, se encheu de uma nuvem; de maneira que os sacerdotes não podiam estar ali para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do Senhor encheu a casa de Deus”.

É óbvio que a música e os cânticos são uma parte vital do louvor e da adoração a Deus.

Isto é retratado em toda a Bíblia de Gênesis a Apocalipse. Hoje em dia ainda é assim. São uma expressão vital, gloriosa e positiva de louvor a Deus.

Passagens Bíblicas que mostram que as mulheres também faziam parte do ministério musical levita
II Sm19:35,II Cr 35:25, Ed 2:65, Ne 7:67 e Ecl 2:8.


2.2 – NOVO TESTAMENTO

No Novo testamento, com a Nova Aliança, encontramos uma ruptura com os padrões anteriores. A adoração passou a ser sincronizada com o sentido espiritual do homem, vejamos: o templo passou a ser espiritual; (I Co:3:16; Ef 2:19-22); oração dos salvos em lugar de incenso (Ap.5:8); a música faz a melodia no coração (Ef: 5:19); o sacerdócio universal dos salvos (Hb.13:15; I Pe.2:5,9).

“Magnificat” é a designação que a tradição cristã atribuiu ao cântico ou salmo que a mãe de Jesus, Maria, entoou quando na gravidez do Salvador. O termo “Magnificat” vem do latim e, como tal, aparece na Vulgata Latina (tradução da Bíblia para o “latim”). Significa, ao pé da letra: “Engrandece” - “Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor..” (Lc. 1:46), mas pode ser entendido também como uma expressão de louvor, júbilo, alegria.

“Benedictus” é igualmente um hino. Este, porém, está baseado no cântico de Zacarias. Ao pé da letra, quer dizer: “Bendito” ou “louvado seja”: “Bendito o Senhor Deus de Israel, porque visitou e remiu o seu povo...” (Lc. 1:68).

Além desses dois termos, existem ainda:

“Nunc Dimittis”: “agora despedes” (Lc. 2:28-32)

Glória in Excelsis”: “glória nas alturas” (Lc. 2:14)

Música e dança eram comuns nas festas (Lucas 15:25)

Jesus e seus discípulos cantaram um hino na última ceia (Mt.26:30;Mc.14:26), chamado halel de pessach ou hino da páscoa (Sl.113 ao 118).

Jesus na cruz orou um Salmo (22:1) pedindo consolo (Mt.27:46)

Paulo e Silas encarcerados na cidade de Filipos (At.16:25)

Paulo recomenda os crentes de Éfeso e Colosso a cultuarem a Deus com hinos, Salmos e cânticos espirituais (Cl.3:16;Ef.5:19)


2.2.1 – ADORAÇÃO EM COMUNIDADE
O Novo testamento enfatiza a adoração em comunidade. Em Efésios 5:19 e Colossenses 3:16 a igreja primitiva é instruída a cantar salmos hinos e cânticos espirituais.

Segundo o autor Leland Ryken, “a música no Novo Testamento não é mais sacerdotal ou profissional. Ela é solidariamente social, congregacional e amadora. A obra do ministério não era mais feita por alguns profissionais em tempo integral.


2.2.2 – O QUE NOS SOMOS?

Nós somos Levitas?- Razões para não sermos chamados Levitas.
1) Nem todos os levitas eram músicos.

2) O levita tinha um papel de mediador, assumido por Cristo.

3) Jesus não é representante do sacerdócio levítico – descendente de Judá.
- O autor de Hebreus ensina que Jesus é sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque  (Hb  5.10).

4) Fazemos parte da Nova Aliança.
- O autor de Hebreus vai mais além e diz que o sacerdócio da ordem de Arão foi revogado. Diante da superioridade de um sacerdote que é eterno  (Hb 7.24).

5) Em Cristo, todos somos sacerdotes
- Todos os crentes são chamados a adorar e oferecer sacrifícios (Rm 12.1)
- Ap 1:6 – “...e nos constituiu reino e sacerdotes para servir a Deus, seu Pai; a Ele, portanto, sejam glória e domínio pelos séculos dos séculos.”

Hoje vivemos na nova Aliança em Cristo, então, somos todos sacerdotes, então, a nomenclatura levita se referindo aos que tocam, é no mínimo incoerente. Podemos ser chamados de músicos, ministros, servos...


Referência Bibliográfica

NOGUEIRA, Sandro. Adoração e Louvor. Disponível em http://www.docfoc.com/louvor-e-adoracaopdf. Consultado em 30/06/16.


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