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A Vida, a Fé e os Problemas


Introdução
O profeta Habacuque, é um dos chamados profetas menores elencados no cânon bíblico, não por sua mensagem ser de grandeza inferior, mas simplesmente por ser parte do grupo de profetas que deixou pouco conteúdo escriturístico, ainda que de grande importância.
Ele tem como significado de seu nome “abraço”, ou “abraçado por Deus”, e este abraço é o que o fortalece a fortalecer a outros. Além disso, o texto possui a particularidade de uma notação musical em 3.19, o que possivelmente indica que o profeta possuía uma habilitação musical para liderar a adoração no templo como membro da família levítica.
Em seu conteúdo, o livro de Habacuque trata sobre questões sociais injustas que rodeavam o profeta e relata sobre a necessidade de levar com fé as questões da vida Àquele que a criou.

Comentário sobre o livro de Habacuque
O pequeno livro de Habacuque inicia com o profeta relatando sua desconfortável posição em meio à impiedade, violência, destruição e injustiça. Ele questiona Deus usar um exército de fora, os Caldeus para trazer juízo ao povo.
Já no segundo capítulo, a clara resposta de Deus, refere-se à fé do justo como sendo a base para o seu viver, enquanto o povo, a seu tempo, seria julgado, pois os ganhos injustos e a maldade são inúteis.
No terceiro capítulo, Hababuque ora engrandecendo a Deus em todas as coisas, em todas as situações, mesmo nas mais adversas, e conclui externando que sua alegria está firmada no Senhor que o salva. 

Lições
Desde os primeiros versículos de seu livro é possível notar que o profeta encontra-se em um momento triste, possivelmente depressivo, lamentando diante de injustiças sociais, violências, destruição. O profeta ainda sente o peso de clamar a Deus, e este parecer estar inerte e ignorante ao seu clamor.
Mas o texto não termina apenas apresentando o lamento, ele evolui, passando por um chamado de Deus à fé, e conclui alcançando o patamar de uma vida acima dos problemas embasada na alegria em Deus.
Essas palavras nos ensinam posturas que são preciosas lições sobre a vida, a fé e os problemas:

1)     Habacuque cria que Deus tinha solução para os seus problemas
Injustiças sociais, povo oprimido, juízo pervertido, violência eram temas que estavam presentes na realidade social de Habacuque e o afligiam constantemente.
Assim como o profeta, nós também somos bombardeados com informações e notícias que remetem a um pano de fundo muito semelhante ao de Habacuque, ou por melhor dizer, talvez até pior. Somos levados a criar juízos de valor sobre certo e errado, sobre aqueles que devem ou não ser punidos, passamos a agir por contra própria como magistrados impondo duras penas àqueles que não concordam com nossos pensamentos ou que vivem de maneira ímpia supostamente fora da vontade de Deus.
Quando vemos as injustiças podemos ter vontade de agir e sanar, à nossa maneira, os comportamentos que pensamos serem incorretos. Quem nunca desejou que algum estuprador preso por cometer o ato com uma criança, recebe sua paga na mesma moeda na própria cadeia? Mas a orientação bíblica para nós é que devemos ter uma justiça que excede a justiça do mundo (...se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus" - Mt 5:20).
Como proceder então? A resposta esta pergunta encontramos no primeiro capítulo do livro de Habacuque, que mesmo em meio a todas àquelas atrocidades mostra o profeta levando a Deus seus problemas, crendo que somente Ele tinha a solução.
Então, devemos crer e levar nossos problemas a Deus em oração!
Mas será que temos feito isso ou apenas temos sido seletivos em nossas orações, tirando da pauta os assuntos que julgamos, ainda que de forma inconsciente, não estar na alçada do Divino.
Ao levar suas queixas ao pai, o profeta não vira para o lado e descansa, ele fica em prontidão, como uma sentinela (Hc 2.1). Deixar de lado uma vida de prontidão e viver maneira relaxada e desligada da voz do seu general, sem estar pronto para ser acionado a qualquer momento é um dos grandes erros das orações de alguns cristãos. Essa prontidão revela-se no relacionamento que devemos ter com Deus, pois Ele espera que esse relacionamento seja uma prioridade para nós.
Talvez a mais simples e direta oração de alguém que tinha intimidade com Deus esteja relatada em Nm 12.13 quando Moisés, em meio a rebelião de Arão e Miriã, após ver sua irmã ser tomada por lepra diz o seguinte: “Ó Deus, rogo-te que a cures.”. Sem floreiros, sem palavras difíceis, sem impostação de voz, sem acentuar os “s” nos finais das palavras, Moisés simplesmente pediu, mas esse pedido tinha um diferencial, era o pedido de alguém que mantinha intimidade com o Pai.
Intimidade com Deus é cultivada com a prontidão no relacionamento com Ele, zelando para agir segundo sua vontade e guardando o que Ele tem ordenado.
De fato, crer que Deus tem solução para todos os nossos problemas não é a garantia de que eles serão resolvidos da maneira como esperamos, mas é o patamar inicial para viver segundo uma nova centralidade de vida, a vida pela fé.

2)     A fé deve ser o centro da vida com Deus. (Hc 2.4)
O centro teológico do livro de Habacuque repousa sobre o trecho “o justo viverá pela fé” (Hc 3.2). Essa orientação divina vai de encontro à diversas expectativas humanas, onde esse costuma esperar e viver buscando soluções palpáveis para suas adversidades.
Deus está chamando a atenção para uma mudança de paradigma, que deixa de lado o que pode ser medido, o que é lógico, o que pode ser esperado, e passa a contar com algo que nem sequer ainda existe.
O autor aos Hebreus descreve fé em seu capítulo 11, no verso primeiro como “... o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.”. Muito mais confortável é quando é possível firma-se em algo que é esperado, tangível, visível, mas não é este o chamado àqueles que vivem pela fé, e sim o oposto, a viver pelo que não se tem garantias, pelo que não pode ser medido, pelo que é invisível.
Cabe ainda observar que o termo utilizado no original hebraico para justo no texto de Hc 2.4 é tsaddiq[1], que tem por significado aquele que é certo, justo, puro, transparente, honrado, honesto, íntegro em sua conduta. É imprescindível notar que ser um justo não é um simples sintagma a ser um cristão, mas um padrão de vida que almeja uma vida com qualidades que devem ser buscadas em todo tempo.
Podemos compreender então, que uma vida centrada na fé não tem sentido se não for buscada por aquele que seja possuidor de padrões éticos e morais que diferem à injusta sociedade em que está inserido. Esse justo, sim, é o que viverá pela fé.
É justamente sobre esse patamar que Deus está conclamando aos justos através Habacuque, para que possam ascender a um nível superior, nível este que encontra-se acima dos problemas.

3) É possível aprender a andar acima dos problemas e se alegrar no Senhor que te deu a salvação. (Hc 3. 17-19)
A trajetória do profeta que colocou seus anseios diante de Deus, e que foi conclamado a viver uma vida justa baseada na fé agora alcança um novo patamar.  Um nível que ultrapassa o conhecimento e a lógica humana e só pode ser compreendido por aqueles que trilharam o caminho da fé.
Neste ponto, a forma literária do texto muda, o livro iniciado em prosa, agora passa a ser escrito como poesia, que era uma maneira de facilitar a compreensão e o aprendizado, devido a importância da mensagem. 

“Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.” Hc 3.17,18

Não se importar se algo não vai bem, se os inimigos assolam trazendo destruição, se a situação não está favorável, mantendo a alegria embasada naquele que é a sua salvação é um nível para poucos.
Seria muito mais fácil e agradável esperar que a alegria estivesse firmada na ausência de problemas. Há alguns que advogam em prol dessa vertente, de maneira leviana, através de interpretações tendenciosas de trechos bíblicos, apregoando que o cristão não deveria padecer problemas, privações ou necessidades. Mas esta não é a premissa bíblica! Habacuque nos mostra que o verdadeiro sentido de uma vida justa e santa e ter a alegria de estar acima dos problemas, saber que independente das dificuldades, o Senhor é maior e tem a resposta para todos os problemas.
Os incômodos problemas que foram citados no primeiro capítulo de Habacuque podem não passar rapidamente. Alguns podem perdurar por muito tempo, mas o profeta agora é capaz de mudar o tom de suas palavras, de um indignado lamento para uma alegre exultação. Isso só foi possível pela provisão da fé, e ainda é possível ainda nos dias de hoje. Deus tem para seu povo uma alegria que passa por uma vida justa, é permeada pela fé, e vai além do natural permitindo alcançar a certeza da salvação.
Esse movimento gera força, força para correr, andar sobre alturas (Hc 3.19) e fazer da sua vida um doce cântico, um cântico que agrade ao Senhor.




[1] דִּיקצַ“tsaddiq” - http://biblehub.com/hebrew/6662.htm
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